Flip 2025: Arnaldo Antunes homenageia Paulo Leminski na abertura do evento

A 23ª edição Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) começou nesta quarta-feira (30). A programação oficial começou com uma mesa do músico e poeta Arnaldo Antunes, 64, que falou sobre a obra do poeta Paulo Leminski (1944-1989), o homenageado da edição.

No começo de sua apresentação, o artista do Tribalistas e ex-integrante do Titãs menciona que ficou muito feliz com a escolha do homenageado, que segundo ele, era um “elo entre a cultura e a contracultura”.

Além de mencionar suas obras e suas facetas, Arnaldo diz que Leminski era virginiano como ele e citou que poeta até traduziu uma obra egípcia durante a sua vida.

“Sempre me lembro de uma frase dele, dentro de um ensaio, sobre os anseios críticos acho, em que ele dizia, criticando os retrógrados, passadistas: ‘Tem sempre aqueles que querem tirar o carro da frente dos bois’, e eu acho isso uma maravilha”, menciona.

Em sua fala, Arnaldo Antunes ainda diz que conheceu a obra do autor, antes de ter a chance de conhecê-lo pessoalmente e menciona alguns poemas do curitibano durante a mesa.

Ele ainda cita na Flip, que começou a explorar a obra de Leminski, com “Catatau”, romance de prosa experimental, de 1975, que segundo ele, o deslumbrou pelos seus insights, trazendo “pique, sabor de proza poética, sem entender muito o enredo, mas tomado pelos jogos sonoros de aliterações, subversões sintáticas, e invenções vocabulárias”.

Em “Não fosse isso e era menos não fosse tanto e era quase”, segunda obra do autor que Antunes leu do artista homenageado da 23ª edição, o cantor cita que também se surpreendeu, de “entender que o mesmo autor que tinha feito aquele livro exuberante e radicalmente experimental, fizesse também aqueles poemas que me seduziram pela síntese”.

Ao longo de sua fala, Antunes fala de “UTI”, canção que escreveu em parceria com Leminski, que foi gravada pela banda Clínica.

Além do poeta curitibano, também são destaques da programação oficial deste ano nomes como o escritor português Valter Hugo Mãe; o artista Arnaldo Antunes; o ator e humorista Gregorio Duvivier; a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; a escritora espanhola Rosa Montero; e o cantor e compositor Nei Lopes.

São 21 mesas da programação oficial, espalhadas pelos cinco dias de evento. Veja a programação completa.

Pela primeira vez na história da Flip, a ação Pé de Livro contará com uma árvore inteira dedicada a homenagear um único autor: o escritor e cartunista Ziraldo, que morreu em abril de 2024.

O Instituto Ziraldo (IZ) e a Ziraldo Artes Produções (ZAP) vão disponibilizar mais de 200 exemplares com a assinatura de Ziraldo, que depois da Flip serão doados a bibliotecas, escolas e espaços de leitura do município de Paraty.

Saiba mais sobre Paulo Leminski

Leminski nasceu em Curitiba, em 1944. Além de autor, ele foi uma forte presença na cena cultural e literária brasileira, trabalhando junto ao mercado editorial e à indústria musical.

Ele foi escritor, tradutor, biógrafo, crítico literário e músico. Leminski trabalhou na editora Brasiliense e também fez parcerias com grandes nomes da música brasileira, como Caetano Veloso, Moraes Moreira, Jorge Mautner, Guilherme Arantes e Itamar Assumpção.

Ele publicou “Catatau”, seu romance de prosa experimental, em 1975. No entanto, foi na poesia que o autor se consagrou.

“A poesia é uma expressão muito cara ao Brasil, país que tem uma relação tão íntima com a música, e o Leminski é uma espécie de embaixador dessa relação, por sua compreensão profunda de que a poesia e a música se misturam para comunicar melhor”, disse a curadora literária Ana Lima Cecilio, em comunicado.

*Com informações de Marina Motomura e Fernanda Pinotti, da CNN

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br

Postagens Relacionadas

  • All Post
  • Blog
  • Entretenimento
  • Gerais
  • Locais
  • Regionais

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

© 2025 @Portal Vejoinorixi  ® Todos os Direitos Reservados

plugins premium WordPress