Fortes chuvas e estradas bloqueadas dificultaram os esforços de resgate no estado de Uttarakhand, no Himalaia, norte da Índia, nesta quarta-feira (6), um dia após inundações repentinas e deslizamentos de terra terem matado quatro pessoas e deixado dezenas de desaparecidos.
Cerca de 130 pessoas foram resgatadas até a noite de terça-feira (5), informou o ministro-chefe do estado de Uttarakhand, Pushkar Singh Dhami, à agência de notícias ANI, acrescentando que helicópteros do exército estavam de prontidão para fornecer suprimentos aos que estavam retidos nas áreas afetadas.
Equipes do exército e de socorristas da força de desastres lutaram para chegar à vila de Dharali, um ponto turístico popular que serve como parada antes de subir para a cidade de peregrinação hindu de Gangotri, no distrito de Uttarkashi, enquanto deslizamentos de terra bloqueavam uma importante rodovia e fortes chuvas continuavam a atingir a região, informaram a mídia local e as autoridades.
“O número de desaparecidos é desconhecido, mas os esforços de socorro continuaram durante a noite. Estamos tentando resgatar as pessoas e levá-las para um local seguro”, disse Harshavardhan, coronel do exército que lidera os esforços de resgate, em uma publicação na rede social X compartilhada pelo exército indiano.
Estradas que levam às áreas afetadas desabaram ou foram bloqueadas por pedras, dificultando o acesso, disse Prashant Arya, autoridade local em Uttarkashi, à agência de notícias Reuters.
Torres de celular e eletricidade também foram arrastadas pelas águas da enchente, dificultando a conectividade, o que levou as autoridades a fornecer telefones via satélite aos socorristas.
O acampamento do exército em Harsil, a quatro quilômetros da vila inundada de Dharali, também foi atingido por enchentes repentinas e onze militares estão desaparecidos, informou o canal de notícias NDTV.
“Colunas adicionais do exército, juntamente com cães farejadores, drones, equipamentos de terraplenagem, etc., foram mobilizadas para complementar os recursos em Harsil e acelerar os esforços”, afirmou o comando central do exército em uma publicação no X.
Canais de notícias de TV mostraram enchentes e lama descendo uma montanha e atingindo a vila, destruindo casas e estradas enquanto as pessoas corriam para se salvar.
O deslizamento de terra atingiu a vila de Dharali, soterrando algumas casas, de acordo com uma atualização em vídeo compartilhada pelo gabinete do ministro-chefe do estado.
Uttarakhand é propensa a inundações e deslizamentos de terra, que alguns especialistas atribuem às mudanças climáticas.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br