Nobel de economia: Conheça trio que levou prêmio com estudos sobre inovação

Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt ganharam o prêmio Nobel de economia de 2025 por “terem explicado o crescimento econômico impulsionado pela inovação”, disse a Real Academia Sueca de Ciências nesta segunda-feira (13).

O prestigioso prêmio, formalmente conhecido como Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, vale 11 milhões de coroas suecas (US$ 1,2 milhão).

Os estudos

Joel Mokyr utilizou fontes históricas como um dos meios para descobrir as causas do crescimento sustentado se tornando o novo normal.

Segundo a organização do prêmio, o pesquisador demonstrou que, para que as inovações se sucedam em um processo autogerado, não precisamos apenas saber que algo funciona, mas também ter explicações científicas para o porquê. Mokyr também enfatizou a importância de a sociedade estar aberta a novas ideias e permitir a mudança.

Philippe Aghion e Peter Howitt também estudaram os mecanismos por trás do crescimento sustentado.

Em um artigo de 1992, eles construíram um modelo matemático para o que é chamado de destruição criativa: quando um produto novo e melhor entra no mercado, as empresas que vendem os produtos mais antigos perdem.

“De diferentes maneiras, os laureados mostram como a destruição criativa gera conflitos que devem ser gerenciados de forma construtiva. Caso contrário, a inovação será bloqueada por empresas estabelecidas e grupos de interesse que correm o risco de serem prejudicados”, explica a Real Academia Sueca de Ciências.

Perfil

Joel Mokyr nasceu em 1946, na cidade de Leiden, Holanda. Concluiu o doutorado em 1974 pela Universidade de Yale, New Haven, Connecticut, EUA. Professor na Universidade Northwestern, Evanston, Illinois, EUA.

Philippe Aghion nasceu em 1956 em Paris, França. Doutorado em 1987 pela Universidade Harvard, Cambridge, EUA. Atua como professor no Collège de France, no nstituto Europeu de Administração de Empresas e na London School of Economics and Political Science.

Peter Howitt, nascido em 1946 no Canadá. Doutorado em 1973 pela Universidade Northwestern, Evanston, EUA. É professor na Brown University, Providence, também nos EUA.

Premiação

A premiação foi estabelecida no testamento do inventor da dinamite e empresário sueco Alfred Nobel e ocorre desde 1901, com algumas interrupções, principalmente devido às guerras mundiais.

O prêmio de economia foi criado muito mais tarde, tendo sido concedido pela primeira vez em 1969, quando foi conquistado pelo norueguês Ragnar Frisch e pelo holandês Jan Tinbergen por seu trabalho em modelagem econômica dinâmica. O irmão de Tinbergen, Nikolaas, também ganhou um prêmio, levando para casa o título de Medicina em 1973.

Embora poucos economistas sejam nomes conhecidos, vencedores relativamente conhecidos incluem o ex-presidente do Federal Reserve dos EUA, Ben Bernanke, e Paul Krugman e Milton Friedman.

O prêmio de economia do ano passado foi para os acadêmicos norte-americanos Simon Johnson, James Robinson e Daron Acemoglu pela pesquisa que explorou a relação entre a colonização e o estabelecimento de instituições públicas para explicar por que alguns países estão atolados na pobreza há décadas.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br

Postagens Relacionadas

  • All Post
  • Blog
  • Entretenimento
  • Gerais
  • Locais
  • Regionais

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

© 2025 @Portal Vejoinorixi  ® Todos os Direitos Reservados

plugins premium WordPress