Um helicóptero da Marinha dos Estados Unidos e um caça caíram separadamente no Mar da China Meridional no intervalo de uma hora durante operações de rotina conduzidas a partir do mesmo porta-aviões no domingo (26), informou a Marinha dos EUA, acrescentando que todos os tripulantes estavam seguros.
Os casos ocorreram enquanto o presidente Donald Trump visita a Ásia.
Em declarações a repórteres a bordo do Air Force One nesta segunda-feira (27), Trump disse que os acidentes foram incomuns e podem ter sido causados por “combustível de má qualidade”, acrescentando que a causa provavelmente será descoberta em breve.
A Frota do Pacífico dos EUA, em uma publicação na rede social X, afirmou: “Todos os tripulantes envolvidos estão seguros e em condições estáveis. A causa de ambos os incidentes está atualmente sob investigação.”
All personnel involved are safe and in stable condition.
The cause of both incidents is currently under investigation.
— U.S. Pacific Fleet (@USPacificFleet) October 26, 2025
A Marinha não divulgou a localização do porta-aviões USS Nimitz, de onde o helicóptero e o jato realizavam operações de rotina.
O Ministério das Relações Exteriores da China ofereceu assistência humanitária aos Estados Unidos após os acidentes, disse o porta-voz Guo Jiakun em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira.
Um helicóptero Sea Hawk caiu por volta das 14h45 de domingo e, pouco depois, um caça F/A-18F Super Hornet também caiu no Mar da China Meridional, informou a Marinha.
Trump está a caminho de Tóquio e encerrará sua viagem em uma cúpula com o presidente chinês, Xi Jinping, na quinta-feira (30).
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br


















