Primeira-ministra do Japão diz que quer encontrar Kim Jong-un

A nova primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, declarou que deseja realizar uma cúpula com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, — algo que nenhum líder japonês fez em mais de 20 anos.

“Já comunicamos à Coreia do Norte nosso desejo de realizar uma reunião de cúpula”, informou Takaichi nesta segunda-feira (3) durante um protesto que exigia o retorno de cidadãos japoneses sequestrados pela Coreia do Norte há décadas.

A questão é um dos pontos de tensão não resolvidos entre os dois vizinhos separados pelo mar, cuja longa história de colonização e conflito tem comprometido tentativas anteriores de diálogo bilateral.

“Quero que os líderes se encontrem diretamente e alcancem resultados concretos”, disse Takaichi. “Estou determinada a superar obstáculos e resolver a questão dos sequestros durante meu mandato.”

O Japão afirma que pelo menos 17 de seus cidadãos foram sequestrados por agentes norte-coreanos no final das décadas de 1970 e 1980. Pelo menos cinco deles foram devolvidos em 2002.

Os sequestros parecem ter sido parte do programa de espionagem da Coreia do Norte, segundo um relatório da ONU de 2014.

Pyongyang contesta o número total de sequestrados e alega que alguns morreram em acidentes de trânsito e afogamento, além de suicídio, e considera o assunto encerrado.

Mas para as famílias dos japoneses sequestrados que continuam desaparecidos, alguns dos quais eram apenas adolescentes quando foram levados, não houve conclusão ou alívio. Eles, junto com a sucessão de líderes japoneses ao longo dos anos, continuaram pressionando sobre a questão com pouco sucesso.

Takaichi se reuniu duas vezes com as famílias dos sequestrados desde que assumiu o cargo, incluindo uma vez com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante sua visita ao Japão.

Ela já declarou anteriormente seu compromisso em completar a missão de seu mentor, o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, que apresentou as famílias dos sequestrados a Trump durante seu primeiro mandato.

Último encontro Japão — Coreia do Norte

Os dois países realizaram uma cúpula sem precedentes em 2002, quando o então primeiro-ministro japonês Junichiro Koizumi visitou a capital norte-coreana Pyongyang para se encontrar com Kim Jong Il — pai do atual líder Kim Jong Un.

Essa visita foi a primeira vez que um primeiro-ministro japonês visitou a Coreia do Norte desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Foi também a primeira vez que a Coreia do Norte reconheceu seu papel nos sequestros, após muitos anos de negação.

Kim Jong Il ofereceu um pedido de desculpas na época, afirmando que os agentes responsáveis haviam sido punidos e prometeu evitar que isso acontecesse novamente, de acordo com declarações do governo japonês naquele momento.

Os cinco detidos foram devolvidos ao Japão no mês seguinte e reencontraram suas famílias — 20 a 30 anos após os sequestros.

Koizumi retornou à Coreia do Norte para um segundo encontro com Kim Jong Il em 2004, durante o qual os familiares de diversos sequestrados também receberam permissão para retornar ao Japão.

Desde então, não houve mais repatriações — e nenhum progresso foi alcançado nas negociações entre os dois países, apesar dos repetidos esforços de governos sucessivos.

Abe, que foi assassinado em 2022, havia sinalizado disposição para se encontrar com Kim Jong-un sem condições prévias para melhorar as relações entre seus países; anos depois, o então líder Fumio Kishida também manifestou sua intenção de se reunir com o líder norte-coreano.

Em todas as ocasiões, os encontros não se concretizaram.

Agora Takaichi, que assumiu o cargo após vencer uma eleição em outubro, herda um problema de décadas que confundiu seus antecessores — e espera ser aquela que irá resolvê-lo.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br

Postagens Relacionadas

  • All Post
  • Blog
  • Entretenimento
  • Gerais
  • Locais
  • Regionais

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

© 2025 @Portal Vejoinorixi  ® Todos os Direitos Reservados

plugins premium WordPress