Estamos no caminho para atingir metas até 2030, diz Von der Leyen à CNN

Para a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, o bloco está “no caminho certo” para atingir a meta de redução de emissões estabelecida pelo Acordo de Paris, no que diz respeito à luta contra as mudanças climáticas.

Em entrevista exclusiva ao âncora da CNN Márcio Gomes, a líder destacou que a União Europeia está apenas “1% fora do planejado”, o que é “muito reconfortante”.

“Só estamos 1% fora do planejado. Então, alcançaremos a meta até 2030 e, juntos, nós elaboramos uma lei que garante a neutralidade climática na União Europeia até 2050. Portanto, a direção dessa viagem está muito clara para todos nós”, disse.

A União Europeia deu um passo significativo na luta contra as mudanças climáticas ao aprovar uma nova meta de redução de emissões de gases de efeito estufa, estabelecendo a redução de 90% de suas emissões até 2040.

O novo compromisso representa uma evolução considerável em relação às metas anteriores. Para 2030, a meta de redução de emissões líquidas foi elevada de 40% para 55%, um aumento de 15 pontos percentuais. O plano prevê ainda que o bloco alcance a neutralidade climática até 2050.

“A direção dessa viagem está muito clara para todos nós. Mas, no caminho para a neutralidade climática, penso que devemos demonstrar flexibilidade e pragmatismo. Nunca fizemos isso antes, é uma transformação e tanto”, disse Von der Leyen.

O anúncio, no entanto, incomodou alguns setores, como as montadoras, que teriam escrito à ela uma carta criticando a medida.

Como resposta, Von der Leyen afirma que o futuro “é elétrico”, mas que essa transição realmente “não é fácil”.

“Ainda estamos discutindo isso. Na verdade, todos concordamos que o futuro será elétrico, mas a transição para uma mobilidade livre de emissões não é fácil, por isso estamos discutindo quais os outros meios para chegar lá”, afirmou.

À CNN, disse que pretende apresentar até o final do ano uma proposta para esta questão.

“A União Europeia, em geral, é a maior contribuinte para o financiamento climático. No ano passado foram 34 bilhões de euros e continuaremos assim. Eu entendo que precisamos de novas fontes de financiamento”.

“A economia cresceu, as emissões diminuíram e a receita de 250 bilhões de euros foi reinvestida em inovação. Ou seja, isso funciona, mas também precisamos envolver o setor privado. Esse é nosso princípio, por exemplo, com países parceiros”, acrescentou.

Von der Leyen está em Belém para participar da Cúpula do Clima, que teve início nesta quinta-feira (6) e antecede o início da COP30, que vai acontecer na capital paraense.

“Esta tem que ser a COP da implementação. Nós temos o suficiente de bons objetivos no papel, temos que garantir que tudo isso entre em prática”, afirmou.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br

Postagens Relacionadas

  • All Post
  • Blog
  • Entretenimento
  • Gerais
  • Locais
  • Regionais

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

© 2025 @Portal Vejoinorixi  ® Todos os Direitos Reservados

plugins premium WordPress