Com quase seis metros de comprimento e mais de 2,5 toneladas, é de esperar que uma picape desse porte tenha um desempenho modesto. A Ford F-150, contudo, é o oposto disso. Equipada com um motor V8, a aceleração é um elemento surpresa.
Em razão dos 405 cv sob o capô, a picape roda em grande parte do tempo como se fosse um vulcão adormecido. Mas basta pisar no fundo do acelerador que a explosão acontece e é inevitável não “colar” no banco. A adrenalina corre pelo sangue e logo o sorriso aparece.
A CNN Brasil testou essa dupla personalidade da Ford F-150 Lariat, versão que abusa dos cromados no design. Foram cinco dias de avaliação com a picape de grande porte.
No dia a dia, pouco se houve do roncar dos oito cilindros e isso é mérito do excelente isolamento acústico da caminhonete grande. Em alguns momentos é possível esquecer que estamos sobre um motor V8 Coyote.
Em termos de dirigibilidade, a F-150 também agrada. Mesmo que seja necessário alguns cuidados ao se dirigir um veículo deste porte. A suspensão cumpre bem o seu papel e o conforto a bordo é positivo.
Os bancos abraçam bem todos os ocupantes e para quem vai na primeira fileira conta com alguns mimos a mais, como aquecimento, ventilação e regulagem elétrica dos bancos. Outro ponto positivo é a climatização. O ar-condicionado consegue esfriar a cabine com agilidade, mesmo em dias mais quentes.
Um recurso interessante é a partida remota, que pode ser ativada por meio da chave da Ford F-150. Desta forma, é possível ligar a picape à distância para climatizar a cabine antes mesmo de entrar.
O espaço é algo invejável. Mesmo com a cadeirinha instalada na segunda fileira, os demais adultos conseguem se acomodar de maneira confortável.
Rodar com uma caminhonete de grande porte, e com um trem de força robusto, exige muito. O consumo urbano não é lá dos melhores e nem é de se esperar isso de um veículo assim. Entretanto, este não deve ser um problema para quem está com R$ 560 mil na conta para fazer a aquisição da F-150 Lariat.
Com um reservatório de 136 litros de combustível (gasolina), rodamos mais de 700 quilômetros com a Ford F-150 Lariat, entre percursos urbanos e rodoviário.
Confira os principais pontos positivos e negativos da Ford F-150 Lariat:
Vidros não são automáticos na traseira
Para um veículo que custa mais de meio milhão de reais, é um pênalti não contar com todos vidros elétricos por sistema de um toque.
Sem carregador por indução
Carregar o celular pode ser um problema na Ford F-150. Sem a ventilação necessária para esse tipo de tecnologia, o smartphone esquenta e requer uma atuação para colocá-lo em frente à saída da ventilação para resfriar o aparelho.

Multimídia não pega em português
Apesar de não ser um carro brasileiro, a Ford não permite que a multimídia entre no idioma Português, com uma mensagem na tela avisando.

Encher o tanque custa caro
Como falamos acima, encher o tanque custa caro. Com base nos preços médios realizados pela Petrobras, o litro da gasolina custa R$ 6,17 no Brasil. Para completar o tanque é preciso desembolsar R$ 840 para cada tanque. Com a gasolina premium, um tanque pode passar dos R$ 1.000.

Consumo urbano
O consumo urbano da Ford F-150 também não é dos melhores. Em nossos testes, a picape fez médias entre 5 km/l a 6 km/l, a depender do trecho. Após um período de 220 quilômetros apenas na cidade, a média final no computador de bordo marcava 5,7 km/l.

Potência
A força da picape é um ponto de destaque. Com seus 405 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, ela é capaz de atingir os 100 km/h em 7,1 segundos. Apesar de não ser sua proposta principal, ela também entrega esportividade e emoção para quem está a bordo.

Reboque e modos de tração
Rebocar ou enfrentar um trecho mais crítico não é um problema para a grandalhona. A F-150 tem capacidade de reboque de 3.492 kg e 740 kg de carga na caçamba. No quesito off-road, ela tração 4×4 com as opções “high”, “low” ou automática e o bloqueio do diferencial eletrônico.

Mesa de trabalho
Na F-150, é possível recolher a manopla de câmbio e transformar o console central numa mesa para trabalho, leitura ou até mesmo como apoio para alimentação.

Regulagem elétrica volante e pedais
A picape cobra caro pelo preço, mas é recheada de equipamentos de tecnologia. Exemplo disto são os pedais e volante com regulagem elétrica. Desta forma, se torna mais fácil ajustar e chegar a uma posição para guiar mais confortável.

Consumo estrada
Na estrada, o consumo da picape foi algo surpreendente em nossos testes. Em um trecho de 223 quilômetros na rodovia, a picape apresentou uma média final de 9 km/l no computador de bordo. Para o porte da picape, o número é bem satisfatório e merece destaque.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br
















