No Brasil, o emprego de engenheiro de inteligência artificial registrou o crescimento mais acelerado no mercado de trabalho durante os últimos três anos, mostrou um levantamento anual do LinkedIn.
O estudo, baseado em dados exclusivos da plataforma, apontou uma forte demanda por funções técnicas altamente especializadas. A procura é principalmente em áreas impactadas por IA, segurança de processos, confiabilidade operacional e análise de dados, reflexo do avanço da tecnologia, automação e busca por eficiência.
Por outro lado, ganharam protagonismo os cargos estratégicos ligados a planejamento financeiro, planejamento estratégico, gestão corporativa e desenvolvimento de novos negócios. Isso reforça a importância de decisões orientadas por dados e visão de longo prazo.
A lista também indica a relevância de funções essenciais nas áreas de saúde, energia, logística, manufatura, agro e infraestrutura.
Ainda assim, o principal destaque do estudo é a consolidação da IA como importante força de transformação no mercado de trabalho brasileiro.
Veja lista
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br



















