Groenlândia: Trump pode ter tido informação errada sobre tropas, diz fonte

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu em um telefonema no fim de semana com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, que recebido “informações incorretas” sobre o anúncio do envio de tropas de países europeus para a Groenlândia, segundo um alto funcionário britânico.

Diversos países europeus que integram a Otan, a aliança militar ocidental, anunciaram na semana passada o envio de pequenos contingentes de soldados para a Groenlândia para participar de exercícios conjuntos com a Dinamarca, o que irritou Trump.

A CNN solicitou um comentário da Casa Branca sobre o telefonema e aguarda retorno.

A fonte ressaltou que diplomatas dinamarqueses haviam informado os EUA sobre os envios antes dos anúncios públicos.

Um funcionário dinamarquês disse à CNN que o envio de tropas não só foi comunicado com antecedência, como também pré-coordenado dentro das estruturas militares europeias e americanas existentes.

Assim, autoridades britânicas veem essa admissão como um caminho para a desescalada.

Nos últimos dias, vários diplomatas europeus disseram à CNN que ficaram surpresos com a rápida escalada das tensões do outro lado do Atlântico e dentro da aliança da Otan.

O ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Lars Løkke Rasmussen, afirmou na quarta-feira (14) que os EUA e a Europa mantêm uma “divergência fundamental” sobre a Groenlândia.

A declaração foi feita após uma reunião em Washington entre Rasmussem, a ministra das Relações Exteriores da Groenlândia, Vivian Motzfeldt, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o vice-presidente JD Vance.

Em conversas privadas, autoridades dinamarquesas e groenlandesas presentes na reunião disseram à CNN que, embora Rubio e Vance tenham ouvido suas posições e “linhas vermelhas”, o lado americano não cedeu em relação ao objetivo final de Trump de obter o controle da ilha.

Esses diplomatas afirmaram, contudo, que a criação de um grupo de trabalho de alto nível sobre a Groenlândia oferece, pelo menos, uma oportunidade para que os dois lados continuem o diálogo.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br

Postagens Relacionadas

  • All Post
  • Blog
  • Entretenimento
  • Gerais
  • Locais
  • Regionais

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

© 2025 @Portal Vejoinorixi  ® Todos os Direitos Reservados

plugins premium WordPress