O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), disse à CNN que torce para que Jair Bolsonaro (PL) seja candidato à Presidência da República em 2026, ao lado de Tarcísio de Freitas (Republicanos), disputando a reeleição em São Paulo.
A fala vem um dia após, em uma coletiva de imprensa, Nunes ter deixado em aberto a possibilidade de se candidatar ao governo estadual, caso Tarcísio dispute a Presidência.
“Me perguntaram se eu prometo que não serei candidato. Não faz sentido a pergunta e, assim, não tem sentido eu prometer. Estou no terceiro mês da nova gestão, torço para que o presidente Bolsonaro seja candidato, assim o Tarcísio concorre à reeleição e obviamente serei o maior apoiador”, disse à CNN.
Nunes afirmou ainda que, no cenário atual, “nem cabe uma candidatura” dele, ou de qualquer outro. O prefeito reiterou que “nunca disse que sou candidato em 2026. Aliás, o que tenho dito é que quero cumprir os quatro anos”.
O nome do prefeito tem sido ventilado, assim como o de Gilberto Kassab (PSD) e o de Felício Ramuth (PSD) — vice governador de SP —, para representar a gestão de Tarcísio na disputa pelo governo paulista em 2026, caso o atual governador dispute a Presidência.
Na segunda-feira (24), Kassab afirmou à CNN que “o candidato em São Paulo é o Tarcísio, e o meu candidato será o dele. Caso ele decida disputar a Presidência e avalie que o meu nome é o mais adequado, eu aceito a missão”.
Enquanto isso, o governador Tarcísio de Freitas tem reiterado que disputará a reeleição e que não pretende concorrer ao Planalto, diante da esperança de parte da direita de reverter a inelegibilidade de Jair Bolsonaro.
“É simples: meu candidato à Presidência da República é Jair Bolsonaro e eu vou ser candidato à reeleição em São Paulo”, disse o governador em entrevista ao podcast Inteligência LTDA ao lado do ex-chefe do Executivo.
Presidente da Alesp também se coloca como opção
O deputado estadual André do Prado (PL), que preside a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), também se colocou como opção da direita em SP, caso Tarcísio não dispute a reeleição.
Em um evento da Secretaria Estadual de Educação, o presidente da Alesp disse: “Tenho 32 anos de vida pública. Já fui vereador, vice-prefeito, prefeito, estou no meu quarto mandato como deputado e presido a Assembleia. Não tenho medo de desafios. Estou pronto para alçar qualquer voo político”.