Ar da capital da Índia atinge níveis de poluição mais altos do mundo

A qualidade do ar em Nova Délhi, capital da Índia, se deteriorou a níveis perigosos nesta terça-feira (21), com os valores registrados como os mais altos do mundo, segundo grupo suíço IQAir, em parte devido ao uso de fogos de artifício durante o Diwali, o festival hindu das luzes.

Marcos icônicos como o Memorial de Guerra do Portão da Índia e o Templo Akshardham foram envoltos em poluição tóxica, com imagens de drones revelando céus nublados por toda a cidade.

Na semana passada, a Suprema Corte da Índia flexibilizou a proibição de fogos de artifício na cidade, permitindo o uso dos chamados “fogos de artifício verdes” por no máximo três horas cada, no domingo (19) e na segunda-feira (20), embora testemunhas da agência de notícias Reuters tenham visto fogos de artifício sendo acionados fora do horário permitido.

As emissões dos fogos de artifício verdes são de 30% a 50% menores do que as dos fogos de artifício convencionais.

A leitura do IQAir para Nova Dhéli foi de 442, tornando a capital indiana a cidade mais poluída do mundo. Sua concentração de PM 2,5 foi mais de 59 vezes superior à meta anual recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Segundo a ONU, o PM 2,5, se refere a partículas com diâmetro igual ou inferior a 2,5 micrômetros, representando a maior ameaça à saúde e sendo frequentemente utilizado como parâmetro nas normas legais de qualidade do ar.

Quando inalado, o PM 2,5 é absorvido profundamente na corrente sanguínea e relacionado a doenças como acidente vascular cerebral, doenças cardíacas, doenças pulmonares e câncer.

O CPCB (Conselho Central de Controle da Poluição da Índia) também classificou a qualidade do ar da cidade como “muito ruim”, com um IQA (Índice de Qualidade do Ar) de 350. O CPCB considera um IQA de 0 a 50 como bom.

É improvável que Dhéli receba alívio nos próximos dias, com o Ministério das Ciências da Terra prevendo que a qualidade do ar permanecerá na categoria “Muito Ruim a Ruim”, com níveis de IQA entre 201 e 400.

A capital da Índia e seus distritos vizinhos são propensos a uma densa neblina atmosférica todo inverno, com o ar frio e pesado acumulando poeira de construção, emissões de veículos e fumaça de incêndios agrícolas, deixando muitos de seus 20 milhões de habitantes lutando contra doenças respiratórias.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br

Postagens Relacionadas

  • All Post
  • Blog
  • Entretenimento
  • Gerais
  • Locais
  • Regionais

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

© 2025 @Portal Vejoinorixi  ® Todos os Direitos Reservados

plugins premium WordPress