O documento garante prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Na manhã desta quarta-feira, dia 5 de abril, a Câmara Municipal de Oriximiná iniciou o cadastramento de pessoas com transtorno do espectro autista para a emissão da carteira de identificação oferecida pelo Governo do Estado do Pará, que assegura prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. A iniciativa, liderada pelas vereadoras Josy Seixas, do Partido Liberal (PL), e Keké Batista, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), visa garantir a cidadania e inclusão das pessoas com transtorno do espectro autista no município.
O cadastro é feito a partir da coleta de dados como renda familiar, serviços utilizados, faixa etária, meio de transporte de uso, município de residência e outras informações relevantes. As carteirinhas de identificação emitidas permitirão a comunicação entre os portadores da condição e os atendentes, garantindo segurança, autonomia e inclusão aos beneficiários.
O transtorno do espectro autista é uma condição neurológica que afeta a comunicação, interação social e comportamentos de uma pessoa, e sua identificação é essencial para que os portadores possam receber atendimento adequado e prioritário nos serviços públicos e privados.
Diretoria de Comunicação
Câmara Municipal de Oriximiná