Defesa de Paulo Sérgio Nogueira entra com recurso contra julgamento no STF

A defesa do ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira protocolou, na noite desta segunda-feira (27), embargos de declaração contra o acórdão da Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal), que decidiu pela condenação do militar por participar do que seria um plano de golpe.

Os ministros da Primeira Turma ainda vão decidir se aceitam o recurso apresentado. O julgamento ocorrerá em sessão virtual, em data que ainda será marcada. A CNN apurou que a sessão deve acontecer ainda nesta semana.

Também como mostrou a CNN, o ministro Luiz Fux, único voto divergente no julgamento do núcleo 1 da denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República), não deve participar da análise dos recursos, já que trocou de turma.

Relembre acusação

Paulo Sérgio Nogueira foi condenado a 19 anos de prisão em regime inicial fechado. Segundo a acusação, o ex-ministro colaborou com Jair Bolsonaro (PL) na redação de minuta golpista e apresentou o documento aos comandantes das Forças Armadas, em busca de apoio às medidas autoritárias.

O agora ex-ministro também teria buscado formas de dar respaldo institucional às críticas contra as urnas eletrônicas, alimentando a desconfiança popular no sistema eleitoral.

Ainda segundo a acusação, Paulo Sérgio Nogueira admitiu em interrogatório que tratava a hipótese do golpe como real até 14 de dezembro de 2022 e relatou que convocou uma reunião para ouvir a posição final dos comandantes – naquele encontro, para o então ministro, teria ficado claro que não haveria adesão ao plano.

* Publicado por Henrique Sales Barros

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br

Postagens Relacionadas

  • All Post
  • Blog
  • Entretenimento
  • Gerais
  • Locais
  • Regionais

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

© 2025 @Portal Vejoinorixi  ® Todos os Direitos Reservados

plugins premium WordPress