O tenista brasileiro João Fonseca foi derrotado pelo espanhol Carlos Alcaraz, número 1 do ranking da ATP, na noite dessa segunda-feira (8), no Miami Invitational presented by Itaú.
A partida de exibição, a primeira entre os dois, foi decidida no chamado supertiebreak, após Alcaraz vencer o primeiro set (7/5) e Fonseca, o segundo (6/2). No desempate, o espanhol fez 10-8.
Esse foi o último jogo do brasileiro, número 24 do ranking, em 2025, ano que o revelou para o mundo do tênis, com direito a dois títulos, o mais recente no ATP 500 da Basileia, na Suíça.
O evento foi realizado no LoanDepot Park, arena do time de beisebol Miami Marlins. O espaço foi adaptado para receber um jogo de tênis pela primeira vez.
Fonseca e Alcaraz focaram na diversão do público
O jogo, que durou 1h30 e não conta pontos para o ranking, não foi levada tão a sério pelos jogadores, mas alguns pontos e trocas de bola, sim, o que trouxe momentos de emoção para os torcedores presentes.
A maior parte do tempo, no entanto, Fonseca e Alcaraz focaram em divertir a plateia — e, claro, a si mesmos. A camaradagem e a admiração mútua também foram atrações da noite.
Até mesmo o telão do LoanDepot Park tinha clima de brincadeira. No segundo set, uma estatística informava o público quanto ao número de pontos que cada jogador havia feito desde que João, agora de cabelo raspado, vestiu um boné.
A partida
Com ótimas passagens no saque, Alcaraz e Fonseca iniciaram confirmando os seus primeiros serviços. Depois, o tenista espanhol aplicou um ritmo mais agressivo nas devoluções, quebrou o saque do brasileiro e abriu 3 a 2 no placar.
Desafiado, João Fonseca devolveu a quebra e mostrou que, apesar de ser um amistoso, a partida também era uma nova etapa de afirmação para ele.
Tanto é verdade que, no nono game do primeiro set, o brasileiro sacou com tanta força que arrebentou a rede. A partida precisou ser interrompida.
Uma nova quebra na reta final aproximou Alcaraz de vencer o primeiro set. O último game demorou cerca de dez minutos, com João salvando diversos set points, mas o espanhol fechou em 7/5.
Segundo set é de João Fonseca
Com um smash de potência impressionante, João Fonseca venceu o game que abriu o segundo set, evitando um ímpeto inicial de Alcaraz, que chegou a ter um break point.
Logo na sequência, o brasileiro quebrou o líder do ranking da ATP, confirmou seu saque e abriu 3 a 0. Carlitos só foi vencer um game quando João Fonseca já vencia por 5 a 0.
Com uma nova quebra no fim, João Fonseca confirmou a vitória no segundo set por 6/2 e levou a decisão da partida para o supertiebreak, uma disputa de melhor de 10 pontos.
Supertiebreak e vitória de Alcaraz
Mesmo no set decisivo, Alcaraz seguiu priorizando a diversão e viu João Fonseca, que levou um pouco mais a sério, abrir 5 a 0, aproximando-se da vitória.
Foi aí que o espanhol resolveu acelerar os pontos, bater mais forte na bola e chamar a torcida. Rapidamente, o desempate estava empatado por 6 a 6, com um forehand potente de Carlitos.
A virada veio em erro não forçado do brasileiro, que até se aproximou de uma nova virada, mas viu o adversário vencer o supertiebreak por 10 a 8.
Evento teve ainda outros dois “jogos”
O Miami Tennis Invitational começou com o confronto entre a norte-americana Amanda Anisimova e sua compatriota Jessica Pegula, com a primeira levando a melhor por 2 sets a 0.
Anisimova, atual número 4 do mundo, foi muito dominante no primeiro set, que terminou em 6/2 para ela. Já no segundo, Pegula reagiu e chegou a ficar na frente, mas não conseguiu segurar a performance da adversária, que acabou fechando o jogo com um 7/5.
De certa forma, a “revanche” já veio no jogo de duplas mistas, que teve Anisimova e João Fonseca de um lado e Pegula e Carlos Alcaraz do outro, em uma disputa sem sets, com apenas um super tie-break.
As duplas mantiveram um clima descontraído na partida, sem muitos rallies ou saques potentes.
Em um dos momentos de destaque, o tenista brasileiro devolveu uma bola para o nº1 espanhol, que acabou se atrapalhando e mandando a bolinha em direção ao próprio rosto. Carlitos caiu na gargalhada, mas brincou ao prometer “ficar de olho” em Fonseca.
No final das contas, a dupla de Alcaraz e Pegula levou a melhor por 10/8.
* Luccas Oliveira viajou a Miami a convite do Itaú
** com colaboração de Pietra Carvalho e Victor Fardin
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br


















