As redes de franquias brasileiras enfrentam desafios para implementação de IA (Inteligência Artificial), principalmente a falta de conhecimento, mostrou o estudo da ABF (Associação Brasileira de Franchising) fornecido exclusivamente à CNN.
Apesar do avanço de implementação da IA, as empresas franqueadoras têm como principais obstáculos a falta de conhecimento técnico interno (47%), a dificuldade de integração com sistemas existentes (39%) e os custos de implementação (38%).
Por outro lado, o estudo inédito Uso da Inteligência Artificial pelas Redes de Franquias 2025 mostrou que 37% das empresas franqueadoras estão na fase de testes na aplicação da IA, enquanto 22% a utilizam de forma não estruturada. Cerca de 26% das redes já adotam a inteligência artificial de modo estruturado.
Sobre o estágio de maturidade da franqueadora no uso da IA, 40% delas estão nos primeiros passos, testando e explorando possibilidades da ferramenta, enquanto 34% se encontram em estágio intermediário, com ganhos pontuais.
Para o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, os dados revelam que as redes de franquias brasileiras está entrando em uma fase de aprendizado e consolidação tecnológica.
“A pesquisa da ABF indica que as redes estão adotando a tecnologia de forma crescente, mas ainda há um caminho importante de aprendizado e estruturação pela frente. Porém, a implantação dessa tecnologia tem muito a avançar para provocar uma transformação mais acentuada em nosso setor”, afirma.
Chatbots e IA generativa são as mais adotadas
Referente às ferramentas, os chatbots e assistentes virtuais lideram como as mais utilizadas, presentes em 75% das franqueadoras. Já a IA generativa de textos, como o ChatGPT, é adotada por 71% das redes.
“A maturidade mostra que as redes de franquias estão no caminho certo, mas é fundamental que as empresas franqueadoras avancem na mensuração efetiva dos benefícios da IA porque ganho efetivo é aquele incorporado à rede”, afirma Carlos Zilli, diretor-adjunto de Estratégia Digital da ABF.
O uso de IA está concentrado em tarefas de apoio e produtividade e deve evoluir nos próximos anos para análises preditivas, operações e gestão.
Segundo o estudo, a área de marketing concentra 83% das aplicações de IA nas redes, especialmente em criação de conteúdo, gestão de redes sociais e relacionamento com o consumidor. Em seguida vêm materiais internos (62%) e atendimento ao cliente (55%).
Referente aos principais benefícios apontados pelas redes estão o aumento de produtividade (73%) e automação de tarefas repetitivas (63%).
Além disso, as redes apontaram a melhoria no atendimento ao cliente (51%), apoio à tomada de decisão (41%) e personalização da comunicação (40%). Apenas 4% das franqueadoras disseram ainda não perceber ganhos concretos.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br


















