O Google, da Alphabet, investirá US$ 6,41 bilhões na Alemanha nos próximos anos, em um esforço para expandir sua infraestrutura e capacidade de data centers na maior economia da Europa, disseram representantes da empresa e do governo nesta terça-feira (11).
O plano inclui um novo centro de dados em Dietzenbach, perto de Frankfurt, bem como a expansão das instalações da empresa norte-americana na cidade de Hanau, também no estado de Hesse, na Alemanha central, disseram representantes do Google e do governo estadual local em uma coletiva de imprensa em Berlim.
Marianne Janik, vice-presidente do Google Cloud para o Norte da Europa, disse à Reuters que o investimento, a ser realizado no período de 2026 a 2029, envolverá 100 pessoas trabalhando em Dietzenbach e Hanau, respectivamente.
Philipp Justus, diretor do Google na Alemanha, afirmou que o plano provavelmente garantirá um total de 9 mil empregos indiretos na região.
“O efeito multiplicador econômico deste investimento será considerável”, acrescentou.
O Ministro das Finanças, Lars Klingbeil, afirmou que o plano de investimento do Google é um “sinal verdadeiramente importante para a Alemanha como local de negócios”, o que sucede uma parceria de US$ 1,2 bilhão em IA entre a Deutsche Telekom e a Nvidia anunciada na semana passada.
A Alemanha tem tentado atrair investidores e ajudar a impulsionar sua economia em dificuldades, que tem sido sujeita a altos custos e burocracia.
Klingbeil mencionou a criação, por seu governo, de um enorme fundo extraorçamentário para infraestrutura, com o objetivo de promover a Alemanha como um local para negócios, mas afirmou que não haverá subsídios estatais para o investimento do Google.
“Os fundos estão disponíveis há algumas semanas e estamos observando um interesse e uma demanda consideráveis. Nosso objetivo claro é modernizar o país e impulsionar sua economia”, disse ele.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br


















