Achraf Hakimi, do Paris Saint-Germain, foi eleito o Jogador Africano do Ano no prêmio da CAF de 2025, realizado nesta quarta-feira em Rabat, no Marrocos. O lateral-direito é o primeiro defensor a conquistar a honraria em 52 anos, superando Mohamed Salah e Victor Osimhen na votação.
Hakimi foi reconhecido pela temporada vitoriosa de 2025 com o PSG, na qual levantou a Champions League, o título da Ligue 1, a Copa da França e a Supercopa da UEFA. Ele também se tornou o primeiro marroquino a receber o prêmio desde o meia Mustapha Hadji, em 1998.
O último defensor a vencer havia sido o zagueiro Bwanga Tshimen, do então Zaire, em 1973.
“É um momento de muito orgulho conquistar este prêmio tão prestigioso”, afirmou Hakimi durante a cerimônia. “Este troféu não é só meu, mas de todos os homens e mulheres fortes que sonham em ser jogadores de futebol na África. E também de todos que acreditaram em mim desde a infância, que um dia eu seria um profissional. Agradeço a cada um deles.”
O Marrocos dominou outras categorias da noite. Ghizlane Chebbak, atacante que atua na Arábia Saudita, foi escolhida como Jogadora Africana do Ano, enquanto Yassine Bounou, do Al-Hilal, levou o prêmio de melhor goleiro.
Entre as mulheres, a nigeriana Chiamaka Nnadozie conquistou pela terceira vez consecutiva o prêmio de Melhor Goleira, após sua recente transferência para o Brighton & Hove Albion, da Women’s Super League.
O cabo-verdiano Bubista foi eleito o Técnico do Ano depois de conduzir o país à primeira participação em uma Copa do Mundo, que será disputada em 2026 nos Estados Unidos, México e Canadá.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br


















