Os parlamentares peruanos empossaram o chefe do Congresso, José Jeri, como novo presidente do país menos de uma hora após votarem por unanimidade pela destituição da presidente Dina Boluarte.
A votação e a cerimônia de posse ocorreram pouco depois da meia-noite de sexta-feira (10), horas depois de blocos políticos apresentarem as primeiras moções para a destituição de Boluarte, alegando “incapacidade moral”.
Jeri, que se torna o sétimo presidente do Peru desde 2016, sinalizou que adotaria uma abordagem dura em relação à crescente insegurança, uma das principais críticas dirigidas a Boluarte. Ele se dirigiu ao Congresso usando uma faixa com a bandeira nacional.
“O principal inimigo está nas ruas: as gangues criminosas”, disse ele.
“Devemos declarar guerra ao crime”, completou Jeri.
O membro de 38 anos do partido conservador Somos Peru, que assumiu a presidência do Congresso em julho, junta-se às fileiras de alguns dos chefes de Estado mais jovens do mundo.
Pouco depois de o Congresso votar pela destituição de Boluarte, ela fez um discurso no palácio presidencial, onde reconheceu que o mesmo Congresso que a empossou no final de 2022 havia votado por sua destituição, “com as implicações que isso tem para a estabilidade da democracia em nosso país”.
Parlamentares convocaram Boluarte na noite de quinta-feira (9) para se defender perante o Congresso naquela mesma noite. Ela não compareceu, e os parlamentares tinham votos suficientes para dar início a um rápido processo de impeachment.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br