A primeira edição da PND (Prova Nacional Docente) registrou mais de 1 milhão de inscrições, segundo o MEC (Ministério da Educação). São Paulo lidera o ranking.
Essa avaliação foi criada para aprimorar a qualidade dos processos seletivos de professores, incentivando concursos públicos e aumentando o número de docentes qualificados nas redes de ensino.
As instituições públicas que aderiram ao exame podem utilizá-lo como etapa única ou complementar na contratação de seus profissionais.
O estado de São Paulo liderou as inscrições, com mais de 253 mil participantes. Minas Gerais (97 mil) e Rio de Janeiro (72 mil) vieram na sequência. No âmbito municipal, a capital paulista também se destacou, registrando 84 mil inscritos, à frente dos cariocas (28 mil) e de Brasília e demais cidades do Distrito Federal (18 mil).
Entre as 17 áreas da licenciatura avaliadas, Pedagogia concentrou a maior parte das inscrições, com 560 mil participantes. Letras/Português ficou em segundo lugar (73 mil), seguida por Matemática (72 mil) e Educação Física (66 mil).
Organizada pelo MEC, por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a PND será aplicada em 26 de outubro.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br