A partir deste sábado (6) haverá cobrança de pedágio no trecho urbano da Rodovia Presidente Dutra, no sentido ao Aeroporto de Internacional de Guarulhos, do km 231 ao km 204. Ao total são 21 pórticos de cobrança no trecho.
O pedágio será cobrado por meio do sistema free flow, que são pórticos de cobrança sem a necessidade das praças convencionais.
Segundo a empresa Motivad, a cobrança é para a pista expressa. A pista marginal segue totalmente gratuita, sem qualquer cobrança de free flow.
O que é o pedágio free flow?
O free flow nada mais é do que um pagamento eletrônico de pedágio, que substitui as praças convencionais.
Na prática, pórticos que possuem um sistema de câmeras, antenas e sensores, permitem que os usuários sigam viagem sem precisar parar em cabines ou reduzir a velocidade.
Como é feita a cobrança?
No sistema de pedagiamento eletrônico, os veículos são identificados de duas formas pelo pórtico:
- Pela etiqueta eletrônica (TAG); ou
- Pela placa do veículo.
Como pagar?
Para quem possui a TAG, a cobrança é automática e pode haver descontos no pagamento.
Aos veículos sem a TAG, depois de passar no free flow, basta acessar o site da concessionária e indicar a placa do veículo. As empresas geralmente disponibilizam várias alternativas para o pagamento do pedágio.
Os débitos devem ser pagos em até 30 dias. A partir desse prazo, além de dever a tarifa de pedágio com encargos, fica caracterizada uma infração grave de trânsito, nos termos do art.209-A do Código de Trânsito Brasileiro: evasão de pedágio.
- Valor da multa: R$ 195,23
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br


















