As empresas de de aplicativo Uber e 99 foram notificadas pela Prefeitura de São Paulo, por meio do Procon Paulistano, para que esclareçam possíveis alterações nos preços das corridas na capital.
“A imposição de preços desproporcionais, sem justificativa técnica ou econômica clara, pode caracterizar prática abusiva”, diz o órgão de defesa do consumidor.
Nos últimos dias, usuários têm relatado nas redes sociais reclamações sobre altas expressivas nos valores das corridas, especialmente durante períodos de chuva intensa e dificuldades no transporte público.
As empresas têm dez dias corridos para apresentar esclarecimentos, incluindo justificativa técnica e econômica, medidas para prevenir preços abusivos em situações de alta demanda, forma que a política de preços é informada ao consumidor e mecanismos internos da modicidade tarifária.
A CNN Brasil entrou em contato com as empresas e aguarda retorno.
O Procon Paulistano entende que o aumento de preços pode configurar violação aos princípios da transparência, da modicidade tarifária e da adequada prestação de serviços.
As queixas ocorrem em meio a um cenário de instabilidade na cidade de São Paulo, que enfrenta temporais, falta de energia elétrica em diversos bairros e problemas na circulação de ônibus e trens.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br


















