Quase 350 ocorrências com pipas afetaram linhas de transmissão de energia

Uma brincadeira divertida na rua entre as crianças, tem se transformado em uma ameaça crescente à segurança das pessoas e ao fornecimento de energia nas grandes cidades. De janeiro a junho de 2025, ao menos 332 ocorrências foram registradas em linhas de transmissão envolvendo pipas. Esse número representa somente o estado de São Paulo.

De acordo com a Isa Energia Brasil, empresa líder no setor de transmissão de energia do país, o município de Mogi das Cruzes lidera o ranking com 58 ocorrências, superando inclusive a capital, que contabilizou 40 registros. 

Esse número causa um grande impacto, visto que, as chamadas “linhas de transmissão” são estruturas utilizadas para o transporte da energia em longas distâncias. As torres conectam as usinas ao centro de consumo, sendo responsáveis pelo transporte da energia de todo o Brasil. 

A companhia realizou, em 2024, uma intervenção emergencial após a linha chilena danificar o cabo para-raios de uma linha de transmissão de 440 kV, em Mogi das Cruzes. 

“Preservar a integridade da rede de transmissão é preservar a segurança de todos. Linhas cortantes colocam em risco a vida de quem solta pipas e de toda a população que depende dos serviços essenciais alimentados por energia elétrica”, afirma Elder Kobayashi, gerente de Operações da Isa Energia Brasil. 

Conscientização

Tendo em vista esse problema, a companhia criou a “Pequenas Atitudes. Grandes Consequências”, campanha que busca conscientizar a população sobre o impacto de pipas em áreas próximas da rede elétrica.

A iniciativa prevê R$30 milhões  de investimento somente neste ano, com foco em inspeções preventivas, manutenção de linhas de transmissão e ações educativas em comunidades e escolas.

Distribuição sofre impacto

Além das linhas de transmissão, as empresas de distribuição que atuam na ponta da entrega da energia também sofrem o impacto das pipas. De acordo com a Enel, até junho deste ano, 1.972 ocorrências em São Paulo, foram relacionadas a pipas enroscadas em redes elétricas, a rede é formada por linhas de fio nos postes de energia elétrica de cada bairro ou cidade.  Esse número representa 15% em relação ao ocorrido no mesmo período do ano passado.

Neste mesmo período, ao todo 798.656 pessoas foram afetadas por interrupções no fornecimento de energia elétricaEsses casos se tornaram mais alarmantes, após uma pipa ter sido a responsável por causar um apagão completo no estado de São Paulo. 

O incidente, atingiu a subestação das linhas de transmissão, gerando um curto circuito que atingiu os sistemas de proteção e em alguns segundos depois, a rabiola atingiu outro barramento da estação, provocando o desligamento total.

A linha chilena é proibida por lei desde novembro de 2019. Ela é um tipo de linha altamente cortante, manuseada para empinar e controlar o movimento das pipas. Apesar da proibição, ela ainda é utilizada de forma pirata por muitas pessoas. 

 

*Sob supervisão de Thiago Félix

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br

Postagens Relacionadas

  • All Post
  • Blog
  • Entretenimento
  • Gerais
  • Locais
  • Regionais

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

© 2025 @Portal Vejoinorixi  ® Todos os Direitos Reservados

plugins premium WordPress