As esperanças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de uma reunião rápida com o presidente russo, Vladimir Putin, podem ser frustradas. Fontes familiarizadas com o assunto disseram à CNN que uma reunião prévia entre os principais assessores de relações exteriores dos líderes marcada para esta semana foi adiada, pelo menos por enquanto.
Trump disse na quinta-feira (16), após uma ligação com Putin, que os dois concordaram que haveria uma reunião de conselheiros de alto nível esta semana.
“As reuniões iniciais dos Estados Unidos serão lideradas pelo secretário de Estado Marco Rubio, juntamente com várias outras pessoas a serem designadas”, escreveu ele na rede social Truth Social.
No entanto, o esperado encontro entre Rubio e seu homólogo russo, Sergei Lavrov, foi suspenso por enquanto, disse um funcionário da Casa Branca à CNN. Não ficou imediatamente claro por que o encontro não ocorreria mais esta semana, embora uma das fontes tenha dito que Rubio e Lavrov tinham expectativas divergentes sobre um possível fim da invasão russa à Ucrânia.
Também não ficou imediatamente claro qual seria o impacto final do agendamento do pré-encontro entre Lavrov e Rubio na esperada cúpula Trump-Putin em Budapeste, Hungria.
“O presidente Trump tem trabalhado consistentemente para encontrar uma solução pacífica e diplomática para pôr fim a esta guerra sem sentido e interromper a matança”, disse Anna Kelly, vice-secretária de imprensa da Casa Branca, à CNN. “Ele se envolveu corajosamente com as partes de todos os lados e fará tudo o que estiver ao seu alcance para alcançar a paz”, acrescentou.
Rubio e Lavrov conversaram por telefone na segunda-feira (20) e discutiram os “próximos passos” para dar continuidade à conversa telefônica entre seus dois presidentes na semana passada sobre um possível fim do conflito na Ucrânia, de acordo com um breve comunicado do Departamento de Estado dos EUA sobre a ligação.
Rubio “enfatizou a importância dos próximos compromissos como uma oportunidade para Moscou e Washington colaborarem no avanço de uma resolução duradoura para a guerra entre Rússia e Ucrânia, em linha com a visão do presidente Trump”, segundo o comunicado.
O Kremlin, por sua vez, descreveu a ligação como uma “discussão construtiva” que tratou de “possíveis medidas concretas para implementar os entendimentos” alcançados por Trump e Putin na ligação.
Uma fonte familiarizada com o assunto disse à CNN, no entanto, que as autoridades sentiram, após o telefonema entre Rubio e Lavrov, que a posição russa não evoluiu o suficiente além de sua postura maximalista. Por enquanto, disse a fonte, Rubio provavelmente não recomendará que a reunião entre Putin e Trump seja adiada para a próxima semana, mas Rubio e Lavrov podem se falar novamente esta semana.
Já se passaram mais de dois meses desde que Trump realizou sua última cúpula presencial com Putin em Anchorage, Alasca. A reunião, que durou quase três horas, terminou sem acordo, enquanto ambos os líderes alardeavam progressos.
Desde então, Trump apelou publicamente a Kiev e Moscou para que “parem a guerra imediatamente”.
“Você segue a linha de batalha, onde quer que ela esteja. Caso contrário, é muito complicado. Você nunca vai conseguir entender. Pare na linha de batalha”, disse Trump a repórteres no sábado.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br