O varejo é um setor fortemente influenciado pelo calendário. E dependendo da data, o lojista entrega tudo que tem para poder ganhar algo a mais com a efeméride. No comércio eletrônico, não é diferente.
No caso do Mercado Livre, às vésperas da Black Friday, a estratégia é alavancar – ampliar o gasto com investimentos mirando um impulso no retorno – em tecnologia e benefícios, conta Ignácio Estivariz, vice-presidente do Mercado Pago no Brasil, ao CNN Money.
O executivo pontua que o banco digital do Grupo Mercado Livre é estratégico nesse momento. Para o evento de compras deste ano, a tática adotada foi de ampliar o parcelamento para 24x sem juros, oferecer cashback e 60% de desconto com pagamento em saldo em conta ou linha de crédito do Mercado Pago.
Questionado sobre como a empresa consegue promover essas condições mesmo em um ambiente de juros altos, Estivariz aponta para o aperto de mãos entre as operações de varejo e banco digital.
“Tem um custo por dar parcelas sem juros, mas é o grande benefício de ser parte do Mercado Livre, os clientes nos escolhem por ser o banco do Mercado Livre”, afirma o executivo.
Ele acrescenta ainda o fato de que o acesso a 2 mil variáveis de comportamento do consumidor e o cruzamento de informações das duas operações permite fazer uma análise de crédito mais precisa, tornando o produto sustentável no longo prazo.
“Tomar dados, fazer bons perfis de crédito e aproveitar a sinergia entre ter o maior marketplace e o maior banco digital da América Latina faz com que o brasileiro se beneficie”, pontua.
Definidos pelo Banco Central, os juros básicos do país, medidos pela taxa Selic, estão hoje em 15% ao ano, o maior patamar desde 2006.
Porém, mesmo com a inadimplência e o endividamento vindo numa crescente nos últimos meses, Estivariz destaca que a carteira de crédito do banco – hoje em US$ 11 bilhões (alta de 83% no ano) – está “super saudável” e que “confia na capacidade de crescer o portfólio” com sustentabilidade para o longo prazo.
Quanto aos pagamentos processados e liquidados via Mercado Pago, tanto no Meli quanto fora dele, a operação registra US$ 47,7 bilhões (+32%).
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br



















