Após o ciclone extratropical que atingiu diversas regiões da capital e da Grande São Paulo, o estado amanheceu com cerca de 1,5 milhões de pessoas sem energia elétrica em suas residências. Ao menos 2 milhões de clientes tiveram o fornecimento afetado, desde o vendaval desta quarta-feira (10).
Neste momento, de acordo com o mapa de fornecimento de energia da Enel, 1.508.904 pessoas sofrem com a falta de luz, o que representa cerca de 17,74% do total de clientes atendidos pela concessionária.
Ciclone e ventania deixam mais de 2,2 milhões de pessoas sem energia em SP
Veja quais são os municípios mais afetados
Segundo a Enel, a capital paulista lidera com o maior número de pessoas sem luz, ultrapassando 1 milhão de unidades consumidoras.
Cidades como Embu-Guaçu, Cotia, Itapecerica da Serra e Juquitiba apresentaram, por outro lado, as maiores proporções de interrupção.
O que diz a Enel
À CNN Brasil, a Enel Distribuição São Paulo informou que foram mobilizados, antecipadamente, mais de 1.500 equipes ao longo de quarta-feira (10) para operar no restabelecimento dos 2 milhões de clientes com o fornecimento elétrico afetado. De acordo com a concessionária, desde ontem (10) até a manhã desta quinta-feira (11), cerca de 500 mil clientes afetados tiveram a energia religada.
A pasta reiterou ainda que geradores foram disponibilizados pela companhia para o atendimento de ocorrências mais graves.
A Enel diz que trechos inteiros da rede foram danificados, devido vendaval derrubou árvores e lançou galhos e outros objetos sobre a rede elétrica, o que impactou diretamente o fornecimento de energia em diversos pontos.
Parques são fechados em SP após ventania com rajadas de 96 km/h
Queda de árvores
Segundo o Corpo de Bombeiros, foram 1.327 chamados para quedas de árvore na capital e Grande São Paulo entre 0h e 19h40 desta quarta-feira (10).
Na manhã desta quinta (11), no período das 0h00 às 5h45, na capital e região metropolitana de SP, foram 17 chamados para quedas de árvores e dez para desabamentos.
Um dos troncos caídos afetou a porta da Japan House, casa de exposições de cultura japonesa, localizada na Avenida Paulista. Em um comunicado publicado nas redes sociais, o estabelecimento informou que as atividades previstas foram canceladas e que já toma providências para a normalização.
Ciclone: fenômeno com ventos que varreram SP podem ser mais frequentes
Ciclone extratropical
O ciclone extratropical que atingiu o estado de São Paulo trazendo um forte vendaval, nesta quarta-feira (10), deixou milhões de pessoas sem energia e água, além de ter provocado uma série de transtornos, como trânsito intenso, falhas no transporte público, queda de árvores e enchentes.
De acordo com o Inmet, o fenômeno durou cerca de 12 horas e gerou rajadas de vento que chegaram a 98 km/h.
São Paulo está em alerta desde segunda-feira (8), a partir do alerta emitido pela Defesa Civil. Devido ao ciclone extratropical que se formou no Sul do país, o estado poderia registrar ocorrências de chuva volumosa, fortes rajadas de vento e possibilidade de queda de raios e granizo em todas as regiões do estado.
Um gabinete de crise foi montado durante o período mais crítico do alerta.
*Sob supervisão de Tonny Aranha
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br


















