A Starbucks anunciou na segunda-feira (3) que venderá o controle de suas operações na China para a firma de investimentos Boyu Capital em um acordo avaliado em US$ 4 bilhões, em uma das alienações mais valiosas de uma unidade chinesa por uma empresa global de consumo nos últimos anos.
Sob o acordo, as empresas operarão uma joint venture com a Boyu detendo uma participação de até 60% nas operações de varejo da Starbucks na China.
A Starbucks manterá uma participação de 40% na joint venture e continuará sendo proprietária e licenciadora da marca e da propriedade intelectual para a nova entidade, informaram as empresas.
A Starbucks estima que o valor total de seu negócio de varejo na China excederá US$ 13 bilhões, incluindo os recursos da venda da participação controladora na joint venture para a Boyu, bem como o valor da participação retida pela Starbucks no empreendimento.
A Starbucks está se desfazendo de parte do negócio na China enquanto sua participação no mercado diminuiu nos últimos anos devido à forte concorrência das redes locais de café, que oferecem produtos mais baratos em meio a uma desaceleração econômica que mudou os hábitos dos consumidores.
Sua participação no mercado chinês – que abriga mais de um quinto de suas cafeterias – caiu acentuadamente para 14% no ano passado, em comparação com 34% em 2019, segundo dados da Euromonitor International.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br

















