Nove rookies vão participar do Treino Livre 1 do GP do México de Fórmula 1, marcado para 15h30 desta sexta-feira (23), no horário de Brasília.
Com isso McLaren, Mercedes, Ferrari, Red Bull, Williams, Haas, Alpine e Aston Martin terão um de seus pilotos titulares fora dessa sessão.
Segundo o atual regulamento da Fórmula 1, cada titular tem que ser substituído por um novato que não está no grid em dois treinos livros durante a temporada — um aumento em relação a 2024, que exigia apenas um.
É considerado rookie qualquer piloto que não tenha mais de duas largadas em Grandes Prêmios da categoria, independentemente da idade.
As equipes podem colocar a mesma pessoa nos quatro treinos livres obrigatórios, caso queiram.
Entre as principais atrações do TL1 do México estão Arvid Lindblad, cotado para uma vaga na Racing Bulls no ano que vem, e Paul Aron, que estaria na disputa com Franco Colapinto por uma vaga na Alpine em 2026.
Quem são rookies confirmados no TL1 do México:
Pato O’Ward – McLaren
O mexicano de 26 anos, piloto reserva da McLaren, assume o volante “em casa” pelo segundo ano consecutivo, substituindo Lando Norris.
Em 2025, ele foi vice-campeão na Indy pela Arrow McLaren.
Frederik Vesti – Mercedes
Fred Vesti vai substituir George Russell nesse TL1, que marca sua quarta participação em sessões oficiais de treino pela Mercedes.
Em 2023, ele fez as sessões do México e de Abu Dhabi, não voltando às pistas em 2024, quando a equipe decidiu dar as chances para Kimi Antonelli.
Já esse ano, o dinamarquês de 23 anos já foi para a pista no Bahrein.
Além das funções no simulador da Mercedes, em 2025, ele compete na IMSA Sportscar Series, e recentemente conquistou duas vitórias consecutivas na categoria.
Antonio Fuoco – Ferrari
Aos 29 anos, Antonio Fuoco fará sua estreia em um TL na Cidade do México, substituindo Lewis Hamilton.
Além de atuar como piloto de desenvolvimento da equipe de Maranello, Fuoco compete no Mundial de Endurance (WEC) pela Ferrari AF Corse e integrou o time que venceu as 24 Horas de Le Mans em 2024.
Ele já participou de eventos da Fórmula 1 pela Ferrari em outros momentos, incluindo o teste de fim de temporada em Abu Dhabi, em 2024.
Arvid Lindblad – Red Bull
O piloto da Fórmula 2, de apenas 18 anos, vai participar de seu segundo Treino Livre 1 pela Red Bull. Ele já tinha guiado o RB21 em Silverstone, em julho.
Naquela ocasião, Lindblad substituiu Yuki Tsunoda. Desta vez, o britânico assumirá o carro de Max Verstappen.
Com duas etapas restantes nessa temporada da Fórmula 2, Lindblad ocupa a sétima posição no campeonato, com duas vitórias.
Ao longo do ano, o nome do prodígio — parte da academia da Red Bull — apareceu com frequência na lista de cotados para uma vaga no grid em 2026.
Luke Browning – Williams
Browning, de 23 anos, faz parte da academia de pilotos da Williams e também disputa atualmente a Fórmula 2, ocupando a terceira colocação.
Ele assume o carro de Carlos Sainz em sua terceira participação em um TL1, após ter pilotado no Bahrein, no início deste ano, e no GP de Abu Dhabi de 2024.
Jak Crawford – Aston Martin
Jak Crawford fará sua estreia em um final de semana de Fórmula 1 durante o Treino Livre 1 do México.
O norte-americano, de 20 anos, vai assumir o carro de Lance Stroll.
Mais um dos rookies que ainda está na Fórmula 2, ele tem quatro vitórias na atual temporada e está em 2º lugar no campeonato.
Ryo Hirakawa – Haas
O mais velho do grupo, com 31 anos, Hirakawa fará sua quarta participação em treinos livres nesta temporada, substituindo Ollie Bearman.
No início do ano, como parte da Alpine, ele correu no TL1 no GP do Japão. Em abril, o japonês se juntou à Haas e já fez os treinos do Bahrein e de Barcelona.
Se os planos seguirem, ele também estará em ação no quarto e último treino obrigatório da equipe norte-americana, no GP de Abu Dhabi.
Ayumu Iwasa – Racing Bulls
Iwasa, de 24 anos, vai assumir o lugar de Liam Lawson.
Esta será a quarta participação dele em uma sessão de treino livre. Ele já pilotou pela Red Bull no Bahrein, no início de 2025, e duas vezes pela Racing Bulls na temporada passada.
Atualmente, o japonês está na Super Fórmula e ocupa a 3ª posição no campeonato.
Paul Aron – Alpine
Paul Aron, de 21 anos, vai assumir o carro de Pierre Gasly no TL1 do México.
Essa será a quarta participação do estoniano apenas nesta temporada. Ele já tinha guiado pela Sauber em Silverstone e no Hungaroring, além de ter participado do treino em Monza pela Alpine.
Aron ficou em 3º na Fórmula 2 em 2024 e, segundo o própio chefe da Alpine, Flavio Briatore, está cotado para assumir a segunda vaga de titular, ao lado de Gasly, na próxima temporada.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br
















