O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (22) que “cancelou” uma reunião com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pontuando a repórteres na Casa Branca: “Simplesmente não me pareceu certo”.
“Não parecia que chegaríamos ao ponto que precisamos – então cancelei, mas faremos isso no futuro”, explicou Trump.
Na semana passada, o republicano informou que planejava se encontrar com o presidente russo em Budapeste, na Hungria, após os dois terem tido uma longa conversa por telefone, que Trump descreveu como “muito produtiva”.
Mas a CNN noticiou no início desta semana que as esperanças do presidente americano de uma reunião rápida com Putin haviam fracassado.
Um funcionário do governo disse na terça-feira (21) que “não havia planos” para uma cúpula entre os dois “no futuro imediato”.
Ainda assim, questionado nesta quarta sobre se acha que Putin quer encerrar a guerra com a Ucrânia, Trump assegurou: “Sim”.
“Acho que eles querem paz, acho que ambos querem paz. Neste ponto, já se passaram, sabe, quase quatro anos. Estamos entrando em quatro anos. E se eu fosse presidente, nunca teria começado. Mas, sim, chegou a hora”, avaliou.
Momentos depois, Donald Trump reconheceu a frustração com o ritmo lento das negociações com a Rússia para encerrar a guerra.
“Bem, acho que, em termos de honestidade, a única coisa que posso dizer é que, toda vez que falo com Vladimir [Putin], tenho boas conversas, e elas não levam a lugar nenhum. Simplesmente não levam a lugar nenhum”, afirmou.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br