A Rússia está realizando um “ataque massivo” contra a infraestrutura energética da Ucrânia, disseram autoridades ucranianas na manhã desta sexta-feira (10), no horário local. Partes da capital Kiev ficaram sem energia.
Agentes estão “tomando todas as medidas necessárias para minimizar as consequências negativas”, afirmou a ministra da Energia da Ucrânia, Svitlana Grynchuk, em um comunicado.
Ao menos oito pessoas ficaram feridas no ataque, segundo o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, que acrescentou que o fornecimento de energia está instável.
Ele afirmou que a parte esquerda da capital está sem energia, sendo que a cidade também relatou problemas no abastecimento de água.
A ofensiva também provocou um incêndio em um prédio de apartamentos no centro de Kiev, segundo a agência de notícias Reuters.
Tymur Tkachenko, chefe da administração militar da capital, informou que drones e mísseis foram utilizados no ataque.
Na cidade de Zaporizhzhia, no sudeste do país, drones atingiram vários alvos, ferindo três pessoas e provocando pelo menos um incêndio em uma residência, informou o governador regional.
A Rússia começou a atacar a infraestrutura energética da Ucrânia no final de setembro, de acordo com relatórios oficiais e a avaliação da CNN.
Os ataques têm sido quase diários desde então, com alvos que incluem instalações de geração de energia, além de produção e distribuição de gás.
*com informações da Reuters
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br