Vitor Roque vive um novo auge na carreira, atuando pelo Palmeiras. Contratado em fevereiro, o atacante demorou a engrenar em seu retorno ao futebol brasileiro. O “Tigrinho” passou os primeiros 12 jogos sem marcar, o que acendeu, na imprensa e na torcida, dúvidas em torno da qualidade do jogador.
O atacante de 20 anos carregava ainda o peso de não ter dado certo na Europa. Hoje, o camisa 9 soma 15 gols no Campeonato Brasileiro e 18 na temporada. Além disso, tem cinco assistências e foi convocado pela primeira vez por Carlo Ancelotti para a Seleção Brasileira.
Em entrevista coletiva na Seleção, na manhã desta quinta-feira (13), Vitor Roque contou como Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, o recuperou em seu retorno ao futebol brasileiro.
“Quando voltei da Europa, voltei mal psicologicamente, sem confiança nenhuma. Quando estava no Palmeiras sem confiança, o professor Abel passou confiança para mim. Mesmo [comigo] mal, eu sempre falei com ele: me colocava nos jogos. Ter uma sequência para um jogador é muito importante, para retomar essa confiança. Fui fazendo meus gols, assistências, e hoje estou na Seleção. É um sonho realizado”, disse o atacante.
O camisa 9 palmeirense também contou como foi a conversa com Abel antes de fechar com o Verdão. “O Palmeiras me queria muito. Conversei com o professor. Ele falou: ‘claro, com certeza, te quero’. Isso é muito importante.”
Após marcar dois gols na vitória palmeirense sobre o Santos na última quinta-feira (6), Vitor Roque também recebeu elogios de Abel. Em entrevista coletiva, o treinador português, inclusive, fez uma explanação sobre a passagem sem sucesso de Vitor Roque na Europa.
“Os mesmos que o criticaram agora estão dizendo que ele é o melhor jogador do mundo. Faço, como educador, professor e treinador que sou, é ajudá-lo da melhor forma que eu conseguir. Mas quem é o verdadeiro protagonista, que faz acontecer, é ele”, prosseguiu o português.
“Demos tempo para que as penas trocassem e que as pessoas percebessem ao longo do tempo que, realmente, este jogador é mais do que aquilo que mostrou nos clubes de fora, porque seguramente não teve o acompanhamento e o cuidado que teve aqui”, finalizou o treinador.
Em grande fase no Palmeiras, o jogador de 20 anos vive a expectativa de retornar ao Velho Continente.
“Claro, com certeza. Eu fui para a Europa muito cedo. Aprendi muito e penso da mesma forma. Voltar ao futebol brasileiro não é um passo atrás. Muito pelo contrário. Às vezes tem que dar um passo atrás para dois para frente. Luiz Henrique foi a prova que voltou, ganhou títulos. Espero seguir o mesmo passo e ganhar títulos também”, concluiu.
Vitor Roque na Seleção Brasileira
Vitor Roque foi o único jogador do Palmeiras convocado por Ancelotti dessa vez. Essa é a primeira vez que o atacante fica entre os selecionados do treinador italiano.
A última vez que Vitor Roque foi convocado para defender a Amarelinha foi em 2023. O atleta entrou em campo em um amistoso contra o Marrocos.
Próximos compromissos da Seleção
A Seleção Brasileira deu início à última etapa de preparação em 2025. Os convocados de Carlo Ancelotti começaram a se apresentar no domingo (9), em Londres, onde o time realizará dois amistosos antes de encerrar o ano.
O primeiro será diante de Senegal, no próximo sábado (15), no Emirates Stadium, às 13h (de Brasília). Já o segundo, contra a Tunísia, acontece no dia 18, às 16h30 (de Brasília), em Lille, na França.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br



















