Ideia é criar mais áreas verdes nas escolas públicas do município e proporcionar conforto térmico nesses espaços.
Em uma iniciativa que busca transformar espaços escolares em ambientes mais agradáveis para estudantes, professores e toda a comunidade, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), por meio do Escritório Regional do Baixo Amazonas, realizou o plantio de mudas na Escola Estadual Professora Romana Tavares Leal, em Santarém, região oeste paraense.
A ideia é criar mais áreas verdes nas escolas públicas do município e proporcionar conforto térmico nesses espaços. A atividade contou com a participação de 120 alunos e 15 professores e se mostrou uma oportunidade de educação ambiental na prática. Os estudantes puderam aprender sobre a importância das árvores para o ecossistema e os benefícios que elas trazem para a qualidade de vida das pessoas.
Ao todo, foram plantadas 20 mudas de espécies variadas, enriquecendo a diversidade vegetal do espaço de aprendizagem. Dentre elas, estão o Pau-Brasil, Ipês nas cores Branco, Rosa, Roxo e Amarelo, Pau-Ferro, Oiti, Sapupira e Bacuri, que foram cuidadosamente selecionadas para se adaptarem ao clima e solo da região.
Além do plantio na escola, a comunidade local também foi beneficiada. Durante o evento, foram distribuídas mudas das mesmas espécies aos moradores, incentivando a prática de plantio de árvores em suas residências e contribuindo para a arborização urbana.
O presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, afirma que com o crescimento das árvores ao longo dos anos, a escola e a comunidade poderão desfrutar de um ambiente mais fresco, sombreado e acolhedor. “O legado deste plantio será sentido por gerações, servindo como inspiração para novas iniciativas de educação ambiental e sustentabilidade”, destacou.
Conscientização – Para o gerente do Escritório Regional do Baixo Amazonas I, Weden Mota, a atividade de plantio não apenas contribui para a melhoria do ambiente escolar, mas também para a conscientização ambiental da comunidade. “Ao plantar e cuidar das árvores, os alunos e professores estão contribuindo para a formação de cidadãos mais responsáveis e engajados na preservação do meio ambiente”, enfatizou.
Ele ressalta, ainda, que a parceria entre o Ideflor-Bio e a Prefeitura de Santarém demonstra o compromisso das instituições públicas em promover ações sustentáveis e melhorar a qualidade de vida da população. Essa iniciativa reforça a importância do trabalho conjunto entre governo e comunidade para alcançar resultados significativos.
Por:Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
Fonte: http://agenciapara.com.br