Marketing de influência pode agregar valor aos produtos e serviços

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A preocupação do consumidor em relação ao posicionamento das marcas é fator determinante, aponta especialista.

A compra de produtos e serviços está cada vez mais simples. Com a possibilidade de apenas um clique, o e-commerce cresce e revela a preferência de muitos consumidores em adquirir sem sair de casa. Por outro lado, as lojas físicas precisam criar estratégias para se manterem posicionadas. Dentre as estratégias de divulgação utilizadas no campo digital está o Marketing de Influência, uma abordagem de marketing que consiste em na prática de ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potenciais clientes de uma marca.

Este é um mercado que, segundo o “The Influencer Marketing Benchmark Report 2024”, relatório publicado pela Influencer MarketingHub, deve movimentar 24 bilhões de dólares até final deste ano.  “O ambiente digital é muito mais do que um espaço para compartilhar o dia a dia. É um catálogo profissional onde o cliente pode conhecer as empresas muito antes de visitá-las”, explica Julyana Paiva, publicitária, especialista em Marketing Digital e professora do curso de Publicidade e Propaganda do UNAMA – Centro Universitário da Amazônia.

INICIATIVAS

Pensando em reconhecer profissionais deste mercado em ascensão, a UNAMA Santarém, por meio do curso de Publicidade e Propaganda, promoveu, pelo quarto ano consecutivo, o Encontro de Influencers. 38 profissionais, das mais diversas áreas, como moda, direito, gastronomia e viagens, foram homenageados.

 De acordo com o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Genildo Delgado, reconhecer o profissional influencer é considerar trajetórias que, embora diferentes, são cercadas de desafios. “Há quem acredita que produzir conteúdo digital seja algo simples. Porém, para alcançar resultados é necessário tempo, dedicação e muita ousadia”, destaca.

Para Elzo Vieira, reitor da UNAMA Santarém, a iniciativa dos estudantes pode estimular o relacionamento dos profissionais com novas marcas. “É gratificante ver o resultado da aprendizagem de nossos alunos e, ao mesmo tempo, a troca de experiências e caminhos para uma profissão que tem se tornado fundamental para a promoção de produtos e serviços”.

 

DIVERSIDADE E VALOR

A professora Julyana Paiva lembra que, além do marketing de influência, cresce também a preocupação do consumidor em relação ao posicionamento das marcas frente aos mais diversos assuntos. Fator que, de acordo com a especialista, é determinante, seja para o empresário na escolha do influencer ou para o cliente na compra de um produto.

“Quando o influenciador se coloca como defensor de determinada pauta, como a representatividade LGBTQIA+ ou mães que lutam pela inclusão de pessoas autistas, por exemplo, estimula a afinidade do cliente. Esse movimento traz resultados positivos para a empresa que, ao contratar um influencer alinhado a seu posicionamento, agrega valor à marca”, explica a publicitária.

Quem tem visto esse afunilamento de abordagem gerar resultados é a policial militar Livia Amazonas. Servidora pública, ela começou a produzir vídeos para a internet há pouco menos de dois anos. De forma descontraída, aborda situações do cotidiano LGBTQIAPN+ e já reúne 200 mil seguidores. “Quando eu falo sobre o tema sem pudores, sem vergonha, as pessoas passam a ver isso de uma maneira mais natural”.

A artista e professora universitária, Priscila Castro, também tem visto o seu número de curtidas crescer. “Eu postava sobre meus shows e alguns textos comentado sobre nossa cidade. Então comecei a ver uma audiência”, relata a influencer. Entre os palcos e a sala de aula, ganha espaço estimular o debate sobre Cultura e Amazônia.

“O retorno tem sido muito positivo. Bioeconomia, COP30, o total de seguidores ainda não é alto, mas o engajamento tem surpreendido e vejo que isso importa nesse meio, ter autoridade e credibilidade ao abordar determinados assuntos”, finaliza.

Fonte: www.unama.br

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