Santino Soares deu entrada na UTI do Hospital Ofir Loyola no sábado, dia 25 de março e neste domingo (26) foi a óbito.
A imprensa paraense está de luto. Morreu neste domingo, dia 26 de março de 2023, o radialista Santino Soares. Ele deu entrada na UTI do Hospital Ofir Loyola no sábado, dia 25 de março, com um gravíssimo problema de saúde, e no começo da tarde deste domingo, não resistiu e foi a óbito.
Segundo relato da esposa do Santino Soares, Suzana Soares, o radialista santareno sofria de Policetemia Vera. Foi internado no Ophir Loyola, provavelmente por uma complicação dos remédios que atacaram rim, baço e fígado.
Policitemia Vera é uma doença crônica que afeta o sangue. Consiste em um aumento de todas as células sanguíneas, especialmente dos glóbulos vermelhos (eritrocitose). Na maioria dos casos, não há uma causa específica que explique a mutação genética e o diagnóstico é feito através de diversos exames.
Santino Soares, que nasceu em Juruti, foi um dos baluartes do rádio santareno. Ele comandava o programa “SHOW DA TARDE”, na Rádio Rural, que fez muito sucesso nas décadas de 70 e 80.
SAIBA MAIS
Em 1978 mudou-se para Belém, ratificando o fato de que a Rádio Rural foi uma grande escola para dezenas de profissionais que se transferiram para Belém, Manaus, Rio. Na capital paraense, ingressou na Rádio Liberal onde passou pouco tempo, pois ali tentaram fazer dele repórter setorista na Câmara de Vereadores. Saiu e passou pouco tempo na Rádio Guajará, “onde se fazia de tudo, menos rádio”, lembra Santino. Retornou a Santarém, sua cidade por adoção. Seu lugar na Rural o esperava. Em 1981 voltou a Belém para a mesma Rádio Liberal, onde estava atuando até hoje. Ao longo desse percurso, Santino vivenciou todas as mudanças pelas quais o Rádio passou. Desde os tempos do telefone apenas fixo, coisa rara, e da carta do ouvinte. (Com informações de Manuel Dutra).
O SOCIÓLGO-RADIALISTA
Santino Soares não esqueceu de buscar o conhecimento. Formou-se em sociologia na UFPA. Disse ele, na época, que “os conhecimentos da sociologia me ajudaram a perceber muitas coisas que antes não percebia ou via sem profundidade. Por isso, a passagem pela universidade me ajuda até hoje a encarar determinados temas que analiso juntamente com os meus ouvintes”. (Com informações de Manuel Dutra).
A família ainda não informou onde vai ser o velório.
Fonte: Portal Santarém – https://www.portalsantarem.com.br/noticias/conteudo/morre-em-belem-o-radialista-santino-soares-um-dos-icones-da-radio-rural/132964